Seu browser não aceita Javascript!
Portal do Governo Brasileiro

Rede de Comunicadores

Twitter do Rede Comunicadores da Educação

Spots veiculados em 2014

Documentos

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa já capacitou, em cursos presenciais, 314 mil professores em todo o Brasil. 

Confira o spot institucional  do MEC, que poderá ser veiculado, gratuitamente, pelas rádios de todo o Brasil até 30 de dezembro.

Professores do ensino médio já podem pesquisar os livros que vão escolher para uso nas escolas da rede pública a partir do próximo ano.

O Guia de Livros Didáticos 2015, com resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático, está disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer os livros e escolher aqueles que melhor se encaixam ao método de ensino de cada escola. Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e oficializar a seleção.

O período para a escolha dos livros didáticos vai ser de 22 de agosto a 1º de setembro.

A previsão é que o FNDE compre cerca de 90 milhões de exemplares. Pelo menos 7 milhões de alunos do ensino médio vão ser beneficiados.

Para ter acesso ao Guia de Livros Didáticos 2015 basta entrar no site www.fnde.gov.br.

Termina nesta sexta-feira, dia 23, o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2014. Até as 13h desta terça-feira, o total de inscritos ultrapassou 5 milhões. O número é 32% superior aos 3,7 milhões que se inscreveram até esta data e horário no ano passado.

[spot institucional Enem 2014] - 30'' - a ser veiculado até 23 de maio de 2014

No início do terceiro dia de inscrições do sistema de seleção unificada da educação profissional e tecnológica – Sisutec-, o público feminino responde por 56,6% das inscrições, totalizando mais de 116 mil mulheres. Os cursos que elas mais procuram são de técnico em segurança, em logística, em enfermagem, em informática e em radiologia.

Em sua terceira edição/ o Sisutec oferece duzentas e oitenta e nove mil trezentos e quarenta e uma vagas em instituições públicas e privadas de forma gratuita em todo o país. As inscrições acontecem até sexta-feira, dia 25.

Acesse sisutec.mec.gov.br

O Sisutec alcança o número de 300 mil candidatos até às 11 horas desta sexta-feira. O prazo para inscrições termina hoje, dia 25, a meia noite.

Para se inscrever o candidato precisa acessar a página sisutec.mec.gov.br, informar a senha utilizada na prova do Enem do ano de 2013 e optar por até dois cursos disponíveis na lista. Ao realizar a inscrição o candidato pode visualizar o ponto de corte de cada curso e escolher conforme a sua nota.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica dispõe de mais de 200 mil vagas em todo o Brasil, em instituições públicas e privadas de forma gratuita.

Aproveite a oportunidade. Acesse sisutec.mec.gov.br. Inscreva-se e qualifique-se!

Josiane Canterle para a rádio MEC

A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro prorrogou até 15 de maio o prazo para inscrição e adesão das secretarias municipais e estaduais de educação. Cabe ao professor inscrito orientar os alunos na produção dos textos que atendam ao tema "O que onde vivo". O tipo de texto vai depender do ano escolar do aluno. Alunos que estão no 5º e no 6º anos deverão escrever um poema; os alunos do 7º e 8º ano, deverão escrever uma memória literária; os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio deverão elaborar uma crônica e, por fim, os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio deverão escrever um artigo de opinião. A inscrição e a adesão são feitas pela internet. O endereço é: www.escrevendoofuturo.org.br.

[Spot: 30''] – A veiculação é gratuita e pode ser realizada pelas rádios até 15 de maio de 2014.

Estão abertas as inscrições para o Sisutec - Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Em Santa Catarina, foram oferecidas mais de 11 mil vagas gratuitas, nas instituições de ensino públicas e privadas do estado.

Até as 16:30 dessa terça, já são mais de mil inscritos nos cursos de segurança do trabalho e logística.

Estão abertas as inscrições para o Sisutec - Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Em São Paulo, foram oferecidas mais de 79 mil vagas gratuitas, nas instituições de ensino públicas e privadas do estado.

Até as 16:30 dessa terça, já são mais de 11 mil inscritos nos cursos de segurança do trabalho e logística.

Podem participar dos cursos os estudantes que fizeram o Enem 2013 e não tiveram nota zero na redação.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 25. Para mais informações, acesse sisutec.mec.gov.br

Mais de um milhão e duzentos mil estudantes disputarão até o dia 19 de agosto, em suas escolas, a primeira etapa do Programa Atleta na Escola. Cada participante poderá escolher mais de uma categoria entre as modalidades oferecidas para a competição.

Assim como o número de estudantes, as escolas que aderiram ao programa também dobraram em relação ao ano de 2013, alcançando quarenta e quatro mil e setecentas adesões.

O coordenador do programa Atleta na Escola, Renausto Amanajás, explica como será a competição.

Os Jogos Escolares da Juventude acontecerão entre os dias 4 e 13 de setembro para estudantes de 12 a 14 anos, em Londrina no estado do Paraná. Já para os jovens de 15 a 17 anos a competição será sediada na capital do estado da Paraíba, João Pessoa, de 6 a 15 de novembro.

Todas as escolas que aderiram ao programa devem receber incentivos do Ministério da Educação.

O Programa Atleta na Escola é um estímulo à prática de esportes no país e também uma oportunidade para que novos atletas olímpicos e paraolímpicos sejam descobertos em parceria com o Ministério dos Esportes.

Estão abertas as inscrições para o Sisutec - Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Em Minas, são cerca de 40 mil vagas gratuitas oferecidas nas instituições de ensino públicas e privadas em todo o estado.

Até as 16:30 dessa terça, já são mais de 12 mil inscritos nos cursos de segurança do trabalho e informática.

Podem participar dos cursos os estudantes que fizeram o Enem 2013 e não tiveram nota zero na redação.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 25. Para mais informações, acesse sisutec.mec.gov.br

Estão abertas as inscrições para o Sisutec - Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional - são mais de 5 mil vagas gratuitas para 99 cursos disponíveis em oito municípios de todo o estado.

Para participar o candidato precisa ter feito o Enem 2013 e não ter tirado zero na redação.

Existem vagas disponíveis em diferentes áreas tais como: meio ambiente, construção civil, mecânica, entre outros.

No ato da inscrição o candidato poderá optar por até duas opções de curso.

Para se inscrever acesse sisutec.mec.gov.br, lá também está disponível a lista dos cursos e municípios, As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 25.

O sistema de seleção unificada da educação profissional e tecnológica – Sisutec – oferece mais de 50 mil vagas em 400 cursos na área de saúde. Os candidatos podem optar entre os cursos técnicos em enfermagem, radiologia, massoterapia, farmácia, cuidados de idosos, e outros disponíveis na lista de cursos.

Para concorrer a uma vaga é preciso ter feito a prova do Enem 2013 e ter nota maior que zero na redação. As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 25, e cada candidato pode escolher até dois cursos.

Ao todo, serão duzentas e oitenta e nove mil trezentas e quarenta e uma vagas em instituições públicas e privadas de todo o país.

Acesse sisutec.mec.gov.br e consulte a oferta de vagas e cursos mais perto de você.

Até às 10 horas da manhã desta terça-feira, dia 22, o Ministério da Educação registrou mais de cem mil inscritos no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – o Sisutec. As inscrições estão abertas até a meia noite de sexta-feira, dia 25.

Serão duzentos e oitenta e nove mil trezentos e quarenta e uma vagas ofertadas em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional de todo o Brasil.

Para participar da seleção basta ter feito a prova do Enem no ano de 2013 e a nota da redação ser maior que zero. Cada candidato poderá se inscrever em dois cursos diferentes, utilizando o número da inscrição e a senha usados no Enem.

Matéria de rádio sobre o término do prazo para matrícula dos convocados na primeira chamada do Sisutec.

Os candidatos selecionados devem verificar junto à instituição de ensino em que foram aprovados, o local, o horário, e procedimentos para realizar a matrícula. As vagas não preenchidas serão remanejadas para a segunda chamada da seleção, que está prevista para o dia 5 de agosto.

Acesse sisutec.mec.gov.br e confira.

O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.

Tempo: 00'57''

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – o Sisutec – permite o acesso a cursos de ensino técnico e tecnológico de forma gratuita. As inscrições estão abertas e acontecem até a meia noite de sexta-feira, dia 25.

Serão duzentos e oitenta e nove mil trezentos e quarenta e uma vagas ofertadas em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional de todo o Brasil.

Para participar da seleção basta ter feito a prova do Enem no ano de 2013 e a nota da redação ser maior que zero. Cada candidato poderá se inscrever em dois cursos diferentes, utilizando o número da inscrição e a senha usados no Enem.

ABERT
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal