Seu browser não aceita Javascript!
Portal do Governo Brasileiro

Rede de Comunicadores

Twitter do Rede Comunicadores da Educação

Hora da Educação

Documentos

Pouco mais de um ano do lançamento, o Programa Ciência sem Fronteiras apresenta saldo positivo para o Brasil. Mais de 6,7 mil estudantes brasileiros já estão no exterior, em universidades de excelência, como bolsistas do programa. Em setembro, mais 12 mil alunos embarcam para o exterior para fazer um ano da graduação em instituições de 12 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido. O ministro anunciou ainda os próximos editais do Ciência sem Fronteiras, que serão lançados no final deste mês. Serão oferecidas bolsas para graduação sanduíche em 13 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido e China.

sonora: 15'56'' - Hora da Educação

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o financiamento estudantil para a educação profissional, o Fies Técnico,  foram os temas do programa de rádio Hora da Educação, gravado pelo ministro Aloizio Mercadante nesta quarta-feira, 4.  A partir desde segundo semestre, empresas de todo o Brasil vão poder pedir financiamento especial para qualificar os funcionários em diferentes cursos da área profissional.

[sonora: 9'47'']

Está no ar desde a zero hora desta segunda-feira a plataforma de inscrição on-line da segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Podem participar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2013. No programa de rádio Hora da Educação, do Ministério da Educação, o ministro Henrique Paim pede para que os candidatos não deixem para fazer a inscrição na última hora. O prazo termina às 23h59 da quarta-feira, dia 4 de junho.

[sonora: 3'59''] – Hora da Educação/Ministro Henrique Paim

Apenas em dois dias, mais de 1 milhão e 150 mil de estudantes inscreveram-se na edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O balanço foi apresentado pelo ministro Aloizio Mercadante, na manhã desta quarta-feira, 30, no programa de rádio Hora da Educação, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.

[sonora: 17'53'']

Em seu programa de rádio Hora da Educação, desta semana, o ministro Aloizio Mercadante anunciou que a utilização de novos métodos construtivos para acelerar as obras de creches e pré-escolas em todo o Brasil. Três editais serão sendo preparados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de 1050 unidades com a utilização de métodos mais modernos e rápidos do que o sistema tradicional de alvenaria.

[sonora: 12'55'' - Aloizio Mercadante]

No programa de rádio Hora da Educação, o ministro Aloizio Mercadante disse que é possível avançar mais na educação brasileira no ensino fundamental.  Nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa de ensino em que os dados do Ideb 2011 apontam maiores avanços, Mercadante anuncia ações, como a construção de creches e o novo programa Alfabetização na Idade Certa. Nos anos finais do ensino fundamental, o ministro apontou reforços principalmente para o 6º ano, quando há a transição dos alunos de classes de um professor para um currículo, em média, com oito disciplinas. Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, deverão reforçar o trabalho pedagógico para que essa transição seja mais amena e evite problemas de aprendizagem e repetência.
[sonora: 14'56''] - Hora da Educação.

O ministro Aloizio Mercadante afirmou nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, em seu programa de rádio Hora da Educação que está tudo pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Mais de 5,7 milhões de candidatos confirmaram a inscrição para fazer as provas neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de novembro.

Clica aqui para ouvir o ministro [sonora: 9'59'']

Para o ensino médio, etapa em que os dados dos Ideb apontam um quadro de estabilidade, Mercadante diz que as ações do MEC devem passar pela ampliação das escolas de tempo integral e a reformulação do currículo.

[sonora:5'45'']

O acesso democrático ao ensino superior no Bresil, em cursos com qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação, foi o destaque desta quarta-feira, 23, do programa de rádio Hora da Educação, produzido pela assessoria de comunicação social do MEC. O ministro Aloizio Mercadante ressaltou que o mais de 1 milhão de estudantes carentes asseguraram vaga em instituições privadas no Brasil graças às bolsas do Programa Universidade para Todos, o ProUni, e outros 976 mil jovens recorreram ao Financiamento Estudantil, o Fies, para pagar cursos de graduação.

[sonora - 11'10'']

As ações do Ministério da Educação para o Programa Brasil Carinhoso, lançado ontem pela presidenta Dilma Rousseff, foram o tema escolhido pelo ministro Aloizio Mercadante para a estreia do programa de rádio Hora da Educação. Produzido pela assessoria de imprensa do MEC, o programa terá edição semanal e poderá ser acessado na Rede Comunicadores. O programa pode ser acessado na redecomunicadores.mec.gov.br

[sonora: 11'26'']

O ministro Henrique Paim disse hoje no programa de rádio Hora da Educação, produzido pela assessoria de comunicação social do MEC, que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 não deixem para fazer a inscrição na última hora. As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 12, e podem ser feitas até 23 de maio na página do Enem na internet. A previsão é de que 8 milhões se candidatem ao exame que dá acesso a várias políticas de educação, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

[sonora: 7'26''] - Ministro Henrique Paim

As mudanças para melhorar a qualidade do ensino médio no Brasil, os investimentos para uma escola pública de qualidade e a atenção ao calendário para as matrículas dos estudantes aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, foram destaques no programa de rádio Hora da Educação desta quarta-feira, 27, gravado pelo ministro Aloizio Mercadante. No programa, o ministro respondeu a perguntas enviadas por comunicadores de rádio de diferentes regiões do país sobre temas variados.

sonora [18'38'']

Na última semana, o Governo Federal fez uma proposta de reestruturação para a carreira de professor da rede federal de educação superior. Neste programa Hora da Educação, o ministro Aloizio Mercadante explica como a valorização da titulação entre os docentes e o regime de dedicação exclusiva, eixos estruturantes da proposta, é a chave para melhorar a qualidade da universidade brasileira.

Sonora: 9'01'' - Hora da Educação

O programa Hora da Educação recebe os secretários Amaro Lins, a Educação Superior, e Marco Antônio de Oliveira, da Educação Tecnológica e Profissional para debater os principais pontos da nova proposta de reestruturação da carreira docente das instituições federais de ensino superior. Os secretários explicam os reajustes concedidos, que vão de 25 a 40%; os critérios de avanço na carreira; e as medidas que o governo vem tomando para contratação de novos professores.

ABERT
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal