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O ministro da Educação, Fernando Haddad, comenta a importância das universidades de integração. 54''


CULTURAS INTEGRADAS NA UNIVERSIDADE

O BRASIL TERÁ TRÊS NOVAS UNIVERSIDADES, QUE ATENDERÃO, QUANDO PRONTAS, O PROPÓSITO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL POR INTERMÉDIO DA CULTURA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.//
O ENSINO TERÁ UMA PARTE PRESENCIAL E OUTRA A DISTÂNCIA.// O ALUNO PODERÁ INICIAR A FORMAÇÃO EM UM PAÍS E CONCLUÍ-LA EM OUTRO.// OS PRIMEIROS CURSOS SERÃO OFERECIDOS NAS ÁREAS DE LICENCIATURA (MAGISTÉRIO), CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DA SAÚDE E GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA.//
A UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA, UNILA, ATENDERÁ OS PARCEIROS DO CONE SUL.// A UNIVERSIDADE LUSO-AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, RESGATARÁ OS POVOS DE OUTROS CONTINENTES PRESENTES NA FORMAÇÃO DO BRASIL.// JÁ A UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA REPRESENTARÁ UMA BUSCA DE IDENTIDADE COM OS PAÍSES VIZINHOS.//
O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, ACREDITA QUE AS NOVAS UNIVERSIDADES PROMOVERÃO A UNIÃO ENTRE OS PAÍSES E CONTINENTES ENVOLVIDOS.// POR ISSO, DEVEM SE DISTINGUIR POR UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INOVADOR. //
A INTEGRAÇÃO SE FARÁ COM PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POR INTERCÂMBIOS CIENTÍFICOS, TÉCNICOS E EDUCACIONAIS.// PELA PREVISÃO DE HADDAD, AS NOVAS UNIVERSIDADES COMEÇARÃO A FUNCIONAR EM DOIS MIL E DEZ.//

Professora do ensino básico de uma escola pública de Ceilândia/DF, Consuelo Maria Passos acredita que o professor é uma pessoa especial. Numa sala de aula, explica, um dia nunca é igual a outro. Esse desafio constante tem como recompensa a vitória e o sucesso dos alunos. Dois depoimentos, com 1'11''

Bisneta, neta e filha de professor, a gaúcha e professora universitária Virgínia Hoeser tem uma filha que também leciona. Em três falas, comenta as alegrias e as dificuldades de lecionar. Ser professor, conclui, é executar missão difícil, pois a profissão exige formação ampla que passa, hoje, por relações interpessoais. Muitos jovens não sabem vivenciar o espaço coletivo de uma sala de aula, explica.2'50''

O professor transmite cultura e esperança, dá um sentido maior à vida. Para isso, precisa se preparar e ter respeito pelos alunos. O depoimento é do professor, escritor e poeta Wilson Pereira, diretor da Biblioteca do Ministério da Educação. 1'55''

Carlos Bielschowsky, secretário de educação a distância do Ministério da Educação, diz que o IDEB melhorou e que a mensagem no Dia do Professor é de otimismo. 1'04''

Cláudia Dutra, secretária de educação especial do Ministério da Educação, lembra que a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares do ensino básico é um dever dos dirigentes estaduais e municipais de educação, com a participação dos professores. 40''

Prefeita re-eleita de Fortaleza, a professora Luiziane fala que a educação é um ato político e de amor. Para ela, o Dia do Professor é dia de reflexão. 1'27''

André Lázaro, secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade, defende: educação é compromisso de governo e de Estado. Formação, salários e infra-estrutura devem permitir mais qualidade no ensino. 1'22''

Jesualdo Pereira Farias, reitor da Universidade Federal do Ceará, diz que a educação reduz desigualdades sociais e que esse papel cabe ao professor.30''

Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Fala do papel atribuído a essa instituição na formação dos professores para o Ensino Básico. Palavras chave: Valorização do magistério, cidadania e qualidade do ensino. Total: 1'25''.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, comenta o Sistema Nacional Público de Formação de Professores. A sonora tem 2’42’’ e está dividida em seis partes:

1 – Problemas da educação básica – até 51’’
2 – Objetivos e metas do Sistema  – 53’’ a 1’29’’
3 – Dados gerais – 1’32’’ a 1’51’’
4 – Maior participação das universidades públicas – 1’53’’ a 2’19’’
5 – Orçamento – 2’20’’ a 2’29’’
6 – Regiões prioritárias – 2’30’’ a 2’42’’
 
DECRETO REGULARÁ FORMAÇÃO DO PROFESSOR

O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, APRESENTOU HOJE, DIA DEZ, UMA MINUTA DE DECRETO QUE IRÁ INSTITUIR O SISTEMA NACIONAL PÚBLICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.//
O OBJETIVO DO SISTEMA É AUMENTAR O NÚMERO DE DOCENTES FORMADOS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E ADEQUAR O PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA À REALIDADE DA ESCOLA.//
A META É ORGANIZAR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA.// SEGUNDO O MINISTRO, O SISTEMA VAI SUPRIR TRÊS GRANDES PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA:  A FALTA DE PROFESSORES NAS ÁREAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA, /UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR /E UMA FORMAÇÃO CONTINUADA. //
ESTIMATIVAS DO MEC INDICAM QUE O NÚMERO DE PROFISSIONAIS FORMADOS EM ÁREAS DIFERENTES DAQUELAS EM QUE ATUAM OU QUE TÊM APENAS NÍVEL MÉDIO GIRA EM TORNO DE TREZENTOS MIL.//
ALÉM DE OFERECER FORMAÇÃO INICIAL AOS PROFESSORES, O SISTEMA TAMBÉM SERÁ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO CONTINUADA DE OUTROS TREZENTOS MIL PROFISSIONAIS.//
A MINUTA DO DECRETO ESTÁ ABERTA À CONSULTA PÚBLICA.// ATÉ O DIA VINTE E QUATRO DE NOVEMBRO,/ A SOCIEDADE TERÁ ACESSO AO DOCUMENTO NO PORTAL DO MEC – WWW.MEC.GOV.BR – E PODE ENVIAR SUGESTÕES DE APERFEIÇOAMENTO DO TEXTO.//A INTENÇÃO É QUE O DECRETO SEJA ASSINADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ATÉ DEZEMBRO.
Domínio Público – Internautas que gostem de cultura, e também os estudantes e professores, têm onde realizar pesquisas sobre música, pintura, literatura - inclusive a de cordel- e cinema em um local único: www.dominiopublico.gov.br.
Só os programas de rádio que podem ser baixados e usados por emissoras comunitárias somam mais de dois mil arquivos. Tudo disponível e gratuito. Entrevista- Marco Antonio Rodrigues, coordenador do portal. Duração- 1’59’’.
O Ministério da Educação e o governo do Canadá oferecem formação profissional e tecnológica a mil mulheres do Norte e Nordeste. Além da capacitação para o trabalho a pauta prevê a emancipação e a melhoria das condições de vida dessas ‘chefes de família’. Elas são relevantes nas comunidades em que vivem por aumentar a renda e por combater a exclusão social. Emprego, educação e gênero. Sonora com Márcia Moreschi, técnica e consultora. 2’

A quantidade de crianças matriculadas em creches, no Brasil, aumentou em mais de cem por cento, segundo o Ibge. Em mil novecentos e noventa e sete, oito por cento das crianças que deveriam ser atendidas estavam matriculadas. Em dois mil e sete, o percentual chegou a dezessete por cento. O atendimento é oferecido por prefeituras e estados. Para ajudá-los o Presidente Lula vai liberar oitocentos milhões de reais em investimentos. Em dois mil e dez, metade das crianças com até três anos de idade devem estar matriculadas. Sonora com 25"

A matéria sobre a expansão das escolas técnicas brasileiras tem uma sonora do ministro da Educação, Fernando Haddad, com duração de 54''.

EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

NO PRÓXIMO ANO, AS ESCOLAS TÉCNICAS BRASILEIRAS VÃO COMPLETAR CEM ANOS./ UMA DAS METAS DO GOVERNO FEDERAL É EXPANDIR A REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA NO PAÍS.//
AS PRIMEIRAS ESCOLAS TÉCNICAS FORAM INAUGURADAS EM MIL NOVECENTOS E NOVE, E ATÉ O ANO DE DOIS MIL E DOIS, O BRASIL TINHA APENAS CENTO E  QUARENTA INSTITUTOS FEDERAIS.//
O MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO ESTÁ INVESTINDO NESSA MODALIDADE DE ENSINO./ DE DOIS MIL E DOIS A DOIS MIL E DEZ, HAVERÁ DUZENTOS E CATORZE NOVAS ESCOLAS, NUM TOTAL DE TREZENTOS E CINQÜENTA E QUATRO CENTROS.//
SEGUNDO O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, A REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA AMPLIA O ACESSO À EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, NO INTERIOR DO PAÍS.//

A matéria com sonora (16'') do ministro da Educação, Fernando Haddad, está relacionada à divulgação dos premiados no Projeto Joga lá, da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OIE) em parceria com o Ministério da Educação.

ESTUDANTES GANHAM VIAGEM À ESPANHA


DOZE ESTUDANTES E SEIS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS ESTÃO PREPARANDO AS MALAS PARA CONHECER BARCELONA, NA ESPANHA.// ELES FORAM PREMIADOS PELO PROJETO IBERO-AMERICANO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA CIDADANIA POR MEIO DO ESPORTE, O PROJETO JOGA LÁ.//
AS ESCOLAS SELECIONADAS OFERECEM EDUCAÇÃO INTEGRAL E DESENVOLVEM INICIATIVAS DE DESTAQUE NO ESPORTE QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA CÍVICA, DEMOCRÁTICA E SOLIDÁRIA.//
PARA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD, O PRÊMIO PODE PARECER PEQUENO, MAS É ESTRATÉGICO POR PERMITIR QUE O PAÍS CONHEÇA AS BOAS PRÁTICAS QUE ESTÃO FAZENDO A DIFERENÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS.//
O PROJETO É UMA PARCERIA DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E COM A FUNDAÇÃO FUTEBOL CLUBE BARCELONA.//

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, comenta os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apresentada pelo IBGE, nesta quinta-feira, 18. A notícia tem duas sonoras.

CRESCE ESCOLARIDADE NO BRASIL

O PERCENTUAL DE CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS QUE INGRESSARAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE UM ANO AUMENTOU DE SESSENTA E SETE VÍRGULA SEIS POR CENTO PARA SETENTA VÍRGULA UM.// OS DADOS SÃO DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS – PNAD – DIVULGADOS PELO IBGE NA QUINTA-FEIRA, DEZOITO.//

A PESQUISA MOSTRA TAMBÉM QUE NA REGIÃO NORDESTE ESSE PERCENTUAL CHEGA A OITENTA POR CENTO.// SEGUNDO ANDRÉ LÁZARO, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DO MEC, ESSES NÚMEROS REPRESENTAM O ESFORÇO DOS MUNICÍPIOS PARA MUDAR A REALIDADE ESCOLAR NO BRASIL.//

ENTRA SONORA 1 (21'') – A MELHOR NOTÍCIA DO PNAD

NA FAIXA ETÁRIA DE SEIS A QUATORZE ANOS, NOVENTA E SETE POR CENTO DA POPULAÇÃO ESTÁ NA ESCOLA.// O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS ESTÁ FORMANDO UMA GERAÇÃO ESCOLARIZADA.//

ENTRA SONORA 2 (11'') –  ISSO SIGNIFICA

COM RELAÇÃO AO ANALFABETISMO, OS DADOS MOSTRAM UMA REDUÇÃO DE DEZ VÍRGULA QUATRO POR CENTO EM DOIS MIL E SEIS PARA DEZ POR CENTO EM DOIS MIL E SETE. //

O presidente Lula reafirma que vai investir parte dos recursos do Pré-Sal em educação.
A sonora tem 54''

MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO

O PRESIDENTE LULA REAFIRMOU NESTE SÁBADO, TREZE, QUE VAI INVESTIR PARTE DOS RECURSOS DO PRÉ-SAL EM EDUCAÇÃO.// A DECLARAÇÃO FOI FEITA DURANTE A INAGURAÇÃO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE PETRÓPOLIS DO RIO DE JANEIRO.//
LULA DESTACOU QUE AS RESERVAS DE PETRÓLEO E GÁS ENCONTRADAS NA BACIA DE SANTOS/ EM SÃO PAULO/ VÃO COLOCAR O BRASIL NUMA POSIÇÃO DE DESTAQUE ENTRE AS MAIORES NAÇÕES DO MUNDO.// ABRE ASPAS “ENTRETANTO, ISSO SÓ IRÁ OCORRER SE INVESTIRMOS PARTE DESSES RECURSOS EM EDUCAÇÃO E NO COMBATE À POBREZA”, FECHA ASPAS.//

15/09/2008 Pesquisa

A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar,
comenta os números da pesquisa apresentada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no dia 09 de setembro. A sonora tem 1'22.

 ESCOLARIDADE AUMENTA NO BRASIL


O BRASILEIRO ESTÁ ESTUDANDO MAIS.// DE ACORDO COM UMA PESQUISA APRESENTADA, ESTA SEMANA, PELO INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA),/ A TAXA DE ESCOLARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO BRASIL CRESCEU NO PERÍODO DE MIL NOVECENTOS E NOVENTA E SEIS PARA DOIS MIL E SEIS.//

SEGUNDO O LEVANTAMENTO,/ A TAXA DE ESCOLARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL NESSES DEZ ANOS/ PASSOU DE OITENTA E SEIS VÍRGULA CINCO POR CENTO PARA NOVENTA E QUATRO VÍRGULA OITO POR CENTO.// NO ENSINO MÉDIO,/ A TAXA NACIONAL SALTOU DE VINTE E QUATRO VÍRGULA UM POR CENTO PARA QUARENTA E SETE VÍRGULA UM.//

PARA A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO,/ MARIA DO PILAR LACERDA,/ OS NÚMEROS REFLETEM AS AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO, MAS AFIRMA QUE AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER PARA GARANTIR O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE CRIANÇAS E JOVENS NA ESCOLA. //



 

MEC divulga índice de qualidade das IES

O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresenta o Índice Geral dos Cursos.

A sonora tem 24''.

ABERT
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